O Instituto -> Fundamentos

Oriundos da Clínica Pinel, Instituição fundada pelo Psiquiatra e Psicanalista Marcelo Blaya Perez, um grupo de Médicos Psiquiatras e Psicólogos, funda nos idos de 1989/1990, o Instituto Cyro Martins, sob a liderança dos Médicos José Blaya Peres e Luiz Paulo Paim Santos.

O objetivo da nova Instituição era criar um Curso de Especialização para Psicólogos e Médicos, além de manter um ambulatório para atendimento em psicoterapia e ainda uma Unidade de Internação para urgências e emergências psiquiátricas.

Alguns anos mais tarde, as naturais divergências que brotam no interior dos grupos, levou a cisão, onde parte da equipe ficou com a Instituição original e a outra parte uniu-se em torno da designação Instituto Fernando Pessoa, nome este definido pelo sócio fundador, médico psiquiatra, poeta e escritor Jaime Vaz Brasil.

O Instituto Fernando Pessoa adotou a designação acessória de Psicoterapia, Ensino e Cultura e redefiniu suas diretrizes operacionais, dedicando-se, então, a Especialização de Psicólogos e Médicos em nível, apenas, Ambulatorial,atendendo às necessidades da população em Psicoterapia Ambulatorial, SEM o recurso de internação.

Na área de Cultura, através de diversas Oficinas e outras atividades culturais, articulou-se a integração necessária com a Psicoterapia e o Ensino, visto o entendimento de que um psicoterapeuta, minimamente preparado, necessita ser pelo menos um "consumidor de Cultura". (WOODY ALLEN)

Este é o Instituto Fernando Pessoa, Entidade Viva, trabalhando na linha do que Michael Gibbons e outros (1994) chamaram de migração do "conhecimento universitário para o conhecimento pluriversitário" (citado por Boaventura de Souza Santos e Naomar de Almeida Filho em "A Universidade no Século XXI: Para Uma Universidade Nova", Ed. Almedina).