Psicoterapia -> Sessões de Triagem

No Instituto Fernando Pessoa, através de um processo de triagem (primeiras quatro a seis sessões), procuramos efetuar um levantamento das dificuldades emocionais da pessoa que nos procura, estabelecer uma prioridade, um escalonamento de focos a serem tratados.

Uma vez definidos os focos prioritários, escolhe-se a técnica mais indicada, no momento, para o tratamento das disfunções emocionais apuradas.

Explica-se ao paciente a compreensão diagnóstica que se tem de suas dificuldades emocionais e as perspectivas dos tratamentos que se dispõe ou seja o chamado Plano Terapêutico que em outras palavras significa o caminho que paciente, terapeuta e supervisor seguirão durante o tempo de terapia.

Haverá metas no Plano Terapêutico, as quais representam etapas no desenvolvimento dos arranjos psíquicos necessários ao alcance dos meios para melhor lidar com as vicissitudes da vida, ou seja,usar a psico-reeducação para atingir o objetivo final da psicoterapia, desenvolvendo condições de crítica, autonomia, independência e resiliência, qual seja a capacidade de suportar os processos vitais sem deixar-se abater, mantendo bom nível de capacidade emocional diante das dificuldades do dia a dia.